Aviação Agrícola deve crescer 7% em 2014

Serviço reduz custos com pulverização; em Minas Gerais, maior demanda está no Triângulo e Alto Paranaíba.

A agilidade proporcionada pelo uso de aeronaves na pulverização dos campos tem alavancado a demanda nas empresas especializadas. Em 2014, é esperado crescimento de 7% no segmento, alta que deve se repetir em 2015. Os serviços aeroagrícolas, além de mais ágeis, também têm como vantagens a redução da mão de obra necessária às pulverizações e a possibilidade de alcançar áreas onde máquinas terrestres não transitam, seja em períodos chuvosos ou quando as lavouras já estão desenvolvidas. Em Minas Gerais, a demanda está concentrada nas áreas produtoras de cana-de-açúcar, milho e soja.

Para o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Paim, apesar da manutenção do crescimento, o setor enfrenta vários desafios, que precisam ser superados para que as empresas obtenham ganhos ainda mais significativos.

Durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola, realizado em Foz do Iguaçu nesta semana, foi mostrado que o uso da pulverização aérea é crescente e ainda tem muito a expandir, já que a prática abrange apenas 24% das áreas cultivadas. Dentre os desafios a serem superados, estão o melhoramento da capacitação dos profissionais do setor, as boas práticas e a desmistificação de que a pulverização é letal ao meio ambiente.

"Estamos investindo nas boas práticas de aplicação e a Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), uma ferramenta criada para esse objetivo, atende a uma série destes fatores. O primeiro é a questão da documentação. Acreditamos que quando as empresas estiverem certificadas, a atuação das clandestinas diminuirá, já que as mesmas serão mais denunciadas. O segundo é a questão operacional e de capacitação, onde serão certificados equipamentos e as tecnologias das aeronaves, além da capacitação de representantes da empresas. Com a iniciativa, esperamos mudar a imagem de que a pulverização área é a grande vilã do meio ambiente".

Diante da oportunidade de expandir a atuação no mercado, as empresas estão investindo em certificação sustentável através da CAS, que deve se tornar um diferencial, agregando valor aos serviços prestados.

Fonte: Diário do Comércio - MG

[